top of page
Polyanna Oliveira

Agrotóxicos e Saúde

Atualizado: 16 de mai. de 2021

por Polyanna Oliveira


Você sabia que somente no ano passado, 461 novos agrotóxicos foram registrados no Brasil? Será que isto afetará nossa saúde? Será que devemos nos preocupar? Hoje, vamos conversar sobre o que são e quais as consequências do uso dos agrotóxicos na produção de alimentos e na nossa saúde.


Primeiro, vamos começar pelo nome: agrotóxico — essa palavra é mais usada no Brasil, internacionalmente a palavra mais comum é pesticida. Esse nome causa muitas discussões já que nos leva a pensar que a sua presença em si é tóxica, porém a toxicidade só ocorre se ele for usado de maneira incorreta ou em excesso.


O que seria esse agrotóxico ou pesticida? É um grupo de produtos químicos usados na produção de alimentos, manutenção de pastagens e proteção de florestas, e podem ser divididos em biológicos ou químicos. Os químicos são usados na lavoura convencional, e os biológicos são permitidos na produção de alimentos orgânicos. Os agrotóxicos biológicos são conhecidos como defensores biológicos por controlarem as pragas agrícolas e os insetos transmissores de doenças a partir do uso de seus inimigos naturais, que podem ser outros insetos benéficos, predadores, parasitóides, e microrganismos, como fungos, vírus e bactérias. Trata-se de um método de controle racional e sadio, que tem como objetivo final utilizar esses inimigos naturais que não deixam resíduos nos alimentos e são inofensivos ao meio ambiente e à saúde da população.


Os agrotóxicos são realmente necessários para a produção de alimentos? Segundo alguns especialistas, a produção de alimentos é tão grande que o uso de agrotóxicos é ferramenta indispensável, porque diminui as perdas de alimentos durante seu crescimento, e quanto maior a produção, menores os preços e maior a variedade na oferta para o consumidor.


Então quais seriam os problemas em usar os agrotóxicos? O problema é usar além do permitido pela lei, fora das faixas de normalidade, mais do que as recomendações técnicas fornecidas por especialistas. E este uso em excesso, de acordo com alguns estudos é responsável pela contaminação que pode ser tanto dos alimentos, do ambiente e dos próprios aplicadores.


Quem é o responsável pelo controle dos agrotóxicos na produção de alimentos? É a Anvisa que determina qual agrotóxico pode ser usado em determinada lavoura, e qual a quantidade máxima de resíduo que pode ficar em cada alimento quando este é colhido, o chamado Limite Máximo de Resíduos (LMR). A Anvisa diz que nem todo agrotóxico acima do LMR significa risco à saúde do consumidor, mas o agrotóxico precisa passar por uma avaliação para definir seu risco. Se está presente acima do LMR é porque ocorreu um uso desnecessário, ou por falta de orientação do agricultor, por não conhecer o limite recomendado ou porque a praga não estava morrendo, prejudicando a produção.


Você sabe quais alimentos que mais contêm agrotóxicos? Geralmente os maiores níveis de contaminação por agrotóxicos são observados em hortaliças e frutas. Entre as hortaliças mais afetadas em ordem decrescente: pimentões, cenoura, tomate, e alface, isso não quer dizer que outros não tenham, mas esses são os que mais contêm. As frutas que são mais afetadas são: goiaba, morango, uva, laranja, abacaxi, maçã e outras.


Quais seriam os efeitos prejudiciais à saúde do consumidor? Essa é a parte preocupante, porque o excesso de alguns tipos de agrotóxicos (não todos) além do LMR, pode provocar enjoo, náuseas, vômito, e dores de cabeça. E, a mistura de diferentes agrotóxicos pode causar problemas neurológicos em fetos, mau desenvolvimento, e pode ser neurotóxico a pessoa que o aplica, e alguns problemas ainda não muito conhecidos. Isso está relacionado com a quantidade e a variedade de alimentos com agrotóxicos que consumimos ao longo do nosso dia, e até mesmo ao longo da nossa vida, já que alguns podem ficar acumulados no nosso organismo.


Como podemos fugir desses ricos? O consumo de alimentos orgânicos é a melhor opção! Eles também contêm agrotóxicos, os biológicos citados lá no início, lembra? O uso de agrotóxicos químicos não é permitido em orgânicos, há um maior rigor no seu uso, uma lei específica e a sua produção é bem reduzida. Devemos consumir as frutas e hortaliças da época e dar preferências aos pequenos agricultores. A baixa adesão ao consumo de alimentos orgânicos pela população ocorre devido ao seu alto custo comparado ao alimento convencional, isso pode ser explicado pela pequena e difícil produção desses alimentos, e o poucos incentivos através de políticas públicas.


Uma solução mais viável para o nosso bolso seria substituir os alimentos mais afetados por agrotóxicos químicos por alimentos orgânicos, e os que são menos afetados, consumir os convencionais, assim reduzimos os riscos a nossa saúde sem pesar financeiramente.


Não se engane, apesar de alguns agrotóxicos, os benefícios do consumo de alimentos in natura vão muito além! Incontáveis vitaminas, minerais e fibras que são essenciais para nosso organismo e imunidade continuam presentes. Descascar sempre será a melhor opção para nossa saúde!


Referências








24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page