Explorando as iguarias peruanas: você conhece o Cuy?
- Ana Beatriz da Conceição Pereira
- há 14 horas
- 2 min de leitura

Já pensou em experimentar a carne de um porquinho-da-índia? O cuy é um alimento muito comum em países da América Latina. Hoje, vamos descascar a ciência e conhecer esse importante pilar da identidade cultural do Peru!
Também conhecido como cobaia ou porquinho da índia, o cuy é um roedor mamífero que foi domesticado pelas civilizações incas, onde tem sido usado principalmente como recurso alimentar e ganhou força significativa no mercado gastronômico internacional como um prato exótico típico. Ele é um símbolo de origem ancestral, sendo valorizado de maneira espiritual e oferecido em rituais religiosos para homenagear os deuses locais.
Aspectos culturais e turísticos

Todos os anos, diversas pessoas viajam até o Peru para conhecer a história do país e seus pontos turísticos. Nesse contexto, o cuy é tão importante que existe uma data reservada para estimular seu consumo e produção: o dia nacional do Cuy é celebrado na segunda segunda-feira do mês de outubro. De fato, existe um choque cultural surpreendente ao ver um animal doméstico sendo utilizado como alimento e, por esse motivo, atrai paladares curiosos para experimentar essa iguaria autêntica.
Em tradições regionais, as receitas com o cuy representam a hospitalidade e costumes familiares. Seu consumo é protagonista em celebrações, eventos religiosos, ações comunitárias e rituais de agradecimento.
Características e valor nutricional

Além do significado cultural, o cuy é valorizado por suas propriedades nutricionais. É considerado uma opção saudável e equilibrada para diversos grupos populacionais, devido ao alto teor de proteínas e baixo teor de gorduras. Em comparação com outras carnes (como bovina e suína), o cuy possui menor quantidade de colesterol, sódio e calorias, além de possuir micronutrientes essenciais como ferro, vitamina B12, cálcio e fósforo. Ademais, o sabor da carne é bem característico, descrito como uma mistura entre frango e cordeiro.
Preparações culinárias
Depois de conhecer o contexto histórico e importância nutricional, vamos “descascar” algumas receitas típicas que envolvem o cuy. O preparo do “cuy chactado” envolve o processo de abate, extração de vísceras e pele, marinar com temperos típicos e fritura em óleo quente até que fique dourado e crocante. Já o “cuy ao forno” envolve uma cocção lenta, onde a carne é temperada com especiarias e fica bem suculenta, podendo ser servida com batatas ou outros vegetais.
E aí, gostou de conhecer essa iguaria exótica? Continue acompanhando nossos conteúdos no instagram @cienciadescascada_uff.
BIBLIOGRAFIA
BRESSIANI, D. T. Cuy, o porquinho da índia peruano, e as curiosas tradições do Peru. Disponível em: <https://provandoomundo.com.br/cuy-porquinho-da-india-peruano>. Acesso em: 13 set. 2025.
DAIDYS. Porquinho-da-índia peruano: tradição, cultura e sabor. Disponível em: <https://www.machupicchupacotes.com/blog/peru/por-que-eles-comem-porquinho-da-india-no-peru>. Acesso em: 13 set. 2025.
FLORES, C. I. et al. Caracterización de la carne de cuy (Cavia porcellus) para su utilización en la elaboración de un embutido fermentado: Characterization of guinea pig meat (Cavia porcellus) for use in the preparation of a fermented sausage. v. 26, n. 1, p. 49–52, 8 jan. 2016.
Comentários