top of page

Benefícios do consumo de alimentos da época

  • Foto do escritor: Ciência Descascada
    Ciência Descascada
  • 4 de set. de 2022
  • 4 min de leitura

Com o avanço da tecnologia no setor agrícola, o cultivo de frutas e legumes pode ser realizado o ano todo, todavia, o consumo de alimentos sazonais (que respeitam o tempo e as condições climáticas determinadas pela natureza) tem consideráveis vantagens.


Alimentos da época são as frutas e os legumes, os quais o cultivo e a colheita são de acordo com a variação das estações do ano, ou seja, quando fatores como solo, clima, influência da luminosidade estão adequados para o desenvolvimento e maturação. As espécies cultivadas alinhadas à produção dentro do seu ciclo natural estão adaptadas a um determinado local e clima específico.


Antes do desenvolvimento das tecnologias agrícolas, a alimentação era baseada apenas no plantio de um gênero específico em determinada época do ano, daí vem o termo: Alimentos da estação. Porém, com o avanço da transgenia (melhoramento genético das espécies, para torná-las mais resistentes e aumentar o teor nutricional), além da utilização de agrotóxicos para eliminar pragas, hoje é possível fazer a colheita desses alimentos por meio de processos não espontâneos. Por isso o conceito de sazonalidade acabou caindo no esquecimento, ou até mesmo sendo desconhecido por grande parte da população, uma vez que nos grandes mercados temos sempre frutas e legumes disponíveis o ano todo.


Em um primeiro momento a ideia de termos produtos disponíveis ao longo do ano é realmente atraente, todavia, há prejuízos ambientais e para a saúde de modo geral, pois o uso excessivo de defensivos agrícolas contaminam o solo, os rios, eliminam espécies benéficas para o meio ambiente, impedem a atuação da seleção natural e ainda elevam o risco de saúde para os trabalhadores do campo que fazem o manejo direto desses produtos químicos.


Logo, é a partir desse cenário que entram em destaque os benefícios do consumo de alimentos da época, respeitada a sazonalidade local que fomenta inclusive a agricultura familiar e a produção de alimentos orgânicos em detrimento dos grandes produtores que privilegiam a monoculturas que ao longo do tempo levam ao empobrecimento do solo.


O Guia Alimentar para a População brasileira recomenda o consumo de alimentos da safra que por serem resultantes do sistema agroecológico têm produção em maior quantidade, conseguem um melhor aproveitamento dos compostos do solo, e por conseguinte, apresentam maior densidade nutritiva que resulta em sabor e doçura mais intensos, pois segue respeitada a fisiologia da maturação desses alimentos.


Esse processo desenvolvido de maneira adequada considera características físico-químicas específicas e de grande importância que têm influência direta do clima, incidência de luz na região de cultivo, solo adequado e tempo. Tais condições permitem o desenvolvimento adequado dos nutrientes e compostos bioativos (substâncias presentes nos alimentos que estão associadas a desfechos positivos em saúde por conta da interação entre essas substâncias e o metabolismo celular de quem os ingere, proporcionando um efeito biológico).


Os compostos bioativos também são responsáveis pela intensidade dos sabor desses alimentos, tornando o sabor mais apurado. Logo, as frutas, legumes e verduras apresentam um sabor mais intensificado. Além disso, esses compostos podem exercer atividade antioxidante no combate aos radicais livres, são capazes de regular a atividade enzimática podendo neutralizar a ação de agentes tóxicos provenientes de vírus e bactérias, auxiliam no controle dos níveis de colesterol entre outras ações que são alvo de estudos científicos.


Também são mais baratos, pois há uma redução no uso de fertilizantes e agrotóxicos. Há redução no custo de transporte e armazenamento (não necessitam de resfriamento, uso de técnicas de irradiação, enceramento para manter o fruto ideal para consumo por longos períodos, que levam a perda de nutrientes).


Frequentemente, esses pequenos produtores encontram-se em feiras locais, associados a hortifrutis e feiras da região, que se traduz em preços mais acessíveis por conta da redução de etapas entre o pequeno produtor e o consumidor final. Logo, esse consumo respeitando a sazonalidade tem muitos benefícios tanto para a saúde, quanto para o meio ambiente.


Apesar de todas as vantagens atribuídas, é importante destacar que o consumo de alimentos sazonais nem sempre é possível em todo o tempo. Assim, incentivar o consumo e acompanhamento das safras é necessário para que o consumidor possa fazer escolhas mais conscientes e sustentáveis.


E lembre-se que consumir frutas e verduras diariamente, fazem parte de uma alimentação equilibrada que contribui para a manutenção da saúde. Continue descascando mais e desembalando menos.


Referências Bibliográficas:


6 Great Benefits of Eating What’s in Season. Disponível em: https://www.rebootwithjoe.com/benefits-of-eating-seasonally/ - Acesso em: 25 ago 2022


2020.Sazonalidade. Disponível em: http://www.fsp.usp.br/sustentarea/2019/04/25/sazonalidade/ - Acesso em: 25 ago 2022




Guia alimentar para a população brasileira / ministério da saúde, secretaria de atenção à saúde, departamento de atenção Básica. – 2. ed. – Brasília : ministério da saúde, 2014.


Macdiarmid, J. (2014). Sazonalidade e requisitos dietéticos: A ingestão de alimentos sazonais contribuirá para a saúde e a sustentabilidade ambiental? Proceedings of the Nutrition Society, 73 (3), 368-375. doi:10.1017/S0029665113003753


Olho Clínico | Sazonalidade dos Alimentos (18/09/19) - Vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RaDzqW_B4EU


Safraid, Giovana Flores et al. Perfil do consumidor de alimentos funcionais: identidade e hábitos de vida. Brazilian Journal of Food Technology [online]. 2022, v. 25 [Acessado 4 Setembro 2022] , e2021072. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1981-6723.07221>. Epub 21 Mar 2022. ISSN 1981-6723. https://doi.org/10.1590/1981-6723.07221.


Sazonalidade e Alimentação - Influência da sazonalidade nos hábitos alimentares: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/72797/2/29032.pdf - Acesso em: 25 ago 2022



 
 
 

Comments


  • Ciência Descascada

©2020 por Descascando a Ciência. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page