Você conhece a origem da preparação?
O guacamole, oriundo da palavra asteca “āhuacamolli", que significa “molho de abacate”, é uma receita originária do México pré-hispânico. Essa preparação, de acordo com a história, foi inventada pelos povos astecas entre os séculos XV e XVI, pois eles acreditavam que o abacate era um “fruto afrodisíaco” que lhes daria força durante as batalhas. Ao redor do mundo, essa iguaria começou a ganhar espaço quando os espanhóis levaram a receita para a Europa, onde logo se popularizou. Já no Brasil, acredita-se que o guacamole foi preparado pela primeira vez em 1684 e, desde então, vem sendo preparado por todo país e se tornado extremamente popular na cultura brasileira.
Quais ingredientes compõem essa preparação?
A receita do guacamole é bem simples, a preparação é composta por abacate ou avocado maduro amassado, tomate e cebola roxa em cubos, suco de limão, coentro picado e temperos, como sal e pimenta. Além de simples, é bastante versátil, pois pode ser consumido como aperitivo principal acompanhado de nachos, como acompanhamento de carnes ou até mesmo fazendo parte do recheio de burritos e tacos.
Quais os benefícios à saúde?
Agora que conhecemos um pouco da história e da composição dessa receita, podemos falar separadamente de alguns ingredientes e como estes podem ser importantes em proporcionar diferentes benefícios à saúde de quem os consome.
Avocado:
Uma fruta muito conhecida pela sua composição nutricional por ser extremamente rica em lipídios, sendo os ácidos graxos monoinsaturados predominantes, que juntos aos fitoesteróis presentes no avocado, são muito importantes para a saúde cardiovascular, podendo prevenir o desenvolvimento de doenças e controlar os níveis de colesterol LDL. Além de lipídios de boa qualidade, o avocado é muito rico em fibras, um carboidrato complexo que, por terem ação prebiótica, são muito importantes para a microbiota intestinal; as fibras também contribuem no controle dos níveis de colesterol LDL e na prevenção de diabetes. Em relação às proteínas, o avocado apresenta uma boa variedade de aminoácidos, porém não fornece quantidades significativas no consumo diário.
No que se refere às vitaminas, o avocado apresenta boas quantidades de vitamina K, folato e ácido pantotênico; e em menores quantidades vitaminas A, C, E, B6, riboflavina e niacina. Já no que diz respeito aos minerais, a fruta apresenta em maiores quantidades cobre, potássio, fósforo, magnésio, cálcio, ferro, sódio e zinco. Todas essas vitaminas e minerais desempenham papéis extremamente importantes para a manutenção da saúde como um todo.
É importante destacar que o avocado também apresenta carotenóides em sua composição, como o α-caroteno, β-caroteno, luteína e zeaxantina, que são importantes para saúde vascular e supressão de danos dos vasos devido ao acúmulo de colesterol LDL oxidado, além da proteção da pele contra raios UV, diminuindo a oxidação e inflamação associada.
Ademais, no avocado também estão presentes diversos compostos bioativos, como os compostos fenólicos que são importantes para redução de inflamação, oxidação e agregação plaquetária; que junto aos carotenóides podem exercer efeito anticarcinogênico. Já os extratos etanólicos do avocado são importantes antimicrobianos, tendo efeito em diversas bactérias.
Tomate:
É um fruto pouco calórico, rico em vitaminas A, C, E e complexo B; e nos minerais potássio, fósforo, cálcio, boro, ferro, cobre, magnésio, manganês, sódio e zinco. Quando falamos de compostos bioativos, o principal presente é o licopeno (um caroteno que confere a cor vermelha), um importante composto antioxidante, tem papel de “protetor coronariano”, e pode prevenir contra o câncer de próstata, doenças cardiovasculares e imunológicas. O tomate também contém β-caroteno, que apresenta papel antioxidante, além de ser precursor de vitamina A.
Cebola roxa:
Se destaca pela boa concentração de água e carboidratos, sendo baixa em gorduras e proteínas. Também apresenta boa concentração de fibras, sendo a inulina a de destaque por atuar como prebiótico. Em relação às vitaminas, apresenta vitamina C, B6 e B9; já em relação aos minerais, apresenta magnésio, cálcio, potássio e fósforo. Sobre os compostos bioativos, é rica, principalmente, em antocianinas (confere cor ao vegetal), flavonóides e compostos fenólicos. Dentre os flavonóides, podemos destacar a quercetina que é importante para reduzir a pressão sanguínea, ativar plaquetas, diminuir o estresse oxidativo, proteger o sistema cardiovascular, além de outros benefícios.
Limão:
Fruta cítrica que se destaca pelo bom conteúdo de vitamina C, apresenta efeito antioxidante, participa da síntese de colágeno, importante para a o sistema imunológico, para a saúde da microbiota intestinal, além de ter efeito antimicrobiano contra algumas bactérias e fungos, podendo prevenir e diminuir o tempo de infecções.
Agora que conhecemos um pouco dos principais ingredientes que compõem o guacamole e os diversos benefícios que os ingredientes dessa preparação podem nos proporcionar, podemos concordar com os povos astecas que o avocado pode ser um “fruto afrodisíaco”, na verdade não só o avocado, mas toda a preparação. Pensando nisso, podemos incluir essa preparação em nossa alimentação e aproveitar de toda sua versatilidade.
REFERÊNCIAS
Bhuyan, DJ et al. The Odyssey of Bioactive Compounds in Avocado (Persea americana) and Their Health Benefits. Antioxidants, 2019. doi:10.3390/antiox8100426
Chakraborty, AJ et al. Allium cepa: A Treasure of Bioactive Phytochemicals with Prospective Health Benefits. Hindawi, 2022. https://doi.org/10.1155/2022/4586318
Coelho MC. et al. Integral valorisation of tomato by-products towards bioactive compounds recovery: Human health benefits. Food Chemistry, 2022. https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2022.135319
Ford, NA et al. Nutritional Composition of Hass Avocado Pulp. Foods, 2023. https:// doi.org/10.3390/foods12132516
Pham, VT et al. Vitamins, the gut microbiome and gastrointestinal health in humans. Elsevier Inc, 2021. https://doi.org/10.1016/j.nutres.2021.09.001
Samota, MK et al. Onion anthocyanins: Extraction, stability, bioavailability, dietary e effect, and health implications. Frontiers Nutrition, 2022. https://doi.org/10.3389/fnut.2022.917617
Sayago-Ayerdi, S et al. Tropical Fruits and Their Co-Products as Bioactive Compounds and Their Health Effects: A Review. Foods, 2021. https://doi.org/10.3390/ foods10081952
Comments