top of page
Larissa Ruiz

Kombucha

Atualizado: 16 de mai. de 2021

Por Larissa Ruiz


Você sabe o que é kombucha? E o SCOBY você conhece? Não? Então, vem com a gente aprender um pouco sobre essa maravilhosa bebida fermentada saudável e muito saborosa!


A Kombucha é uma bebida fermentada de origem asiática, e existem evidências de que seu surgimento tenha sido em uma região ao nordeste da China.


Há registros em 221 a.C., onde era conhecida como “chá da imortalidade” e, em outro relato, um médico em 414 d.C., de nome Kombu, levou o chá da Coreia para o Japão para curar os problemas digestivos do Imperador Inkyo, surgindo então o nome da bebida conhecida hoje “Kombu cha”.


Geralmente, o chá utilizado é o chá preto ou o verde, que possuem diversas propriedades funcionais para o nosso organismo. Mas, diversos estudos estão sendo feitos com Kombuchas elaboradas com diferentes infusões, diversificando ainda mais o seu sabor e aroma.


A Kombucha é obtida através da fermentação, pelo SCOBY, do chá adoçado. E o que é o SCOBY? Esse é o nome dado para a cultura de bactérias e leveduras que fermentam o chá, também conhecido como “fungo do chá” ou “mãe” da Kombucha. A aparência do SCOBY é de uma panqueca arredondada e com aspecto gelatinoso, conhecido como “mãe” porque a fermentação, de 7 a 14 dias, do chá adoçado depende dele e, assim, é produzida a bebida Kombucha. Além disso, o SCOBY “mãe” gera um SCOBY “filho” durante o processo de fermentação.


Os microrganismos presentes no SCOBY se alimentam do açúcar da bebida e geram álcool e diversos ácidos como resultado de sua fermentação. Esses compostos gerados pelos microrganismos interagem com as substâncias do chá utilizado e produzem os seguintes produtos benéficos à saúde: ácidos orgânicos, compostos fenólicos, compostos antioxidantes, vitaminas, aminoácidos e algumas substâncias antibióticas.

Como vimos no post anterior, os probióticos são elaborados à base de microrganismos vivos que afetam beneficamente a saúde do hospedeiro. E, com a fermentação do chá pelo SCOBY, a kombucha se torna um excelente probiótico, com microrganismos que competem com bactérias maléficas, auxiliando na prevenção de doenças causadas por agentes infecciosos.


Dentre as atividades benéficas já estudadas da Kombucha temos: ação antimicrobiana, proteção contra o diabetes, redução da propagação do câncer, melhoria da função hepática, do sistema imunológico, das funções gastrointestinais e ação desintoxicante. Além disso, pode conter propriedade anti-inflamatória, e ajudar na redução dos níveis de colesterol e da pressão sanguínea.


Ficou com vontade de provar essa bebida saborosa e cheia de benefícios? Depois nos conte o que achou!


Referências Bibliográficas:


Broome T. 2015.Kombucha: The Tea of Immortality em Fift Season Gardening, Encontrado em: <http://fifthseasongardening.com/kombucha-the-tea-of-immortality> Acessado em: fevereiro de 2021.


BRUINI, B.; BERTOLANI, JA. C.; BERDUSCO, JP.; TREVIZAM CJ. Aspectos Físico-Químicos e Microbiológicos no Processo de Fabricação da Kombucha. Revista Engenho. 2019;11:48-67.


D’SOUZA, P. S.; CHAVANNAVAR, S. V.; KANCHANASHRI B.; NIVEDITHA S. B. Pharmaceutical Perspectives of Spices and Condiments as Alternative Antimicrobial Remedy. Journal of Evidence-based Complementary & Alternative Medicine, v. 22, n. 4, p.1002-1010, 2017.


Dufresne C., Farnworth E.Tea, Kombucha, and health: a review. Food Research International, 33(6): 409-21, 2000.


Jayabalan R., Malbaša R.V., Lončar E.S., Vitas J.S., Sathishkumar M.A Review on Kombucha Tea – Microbiology, Composition, Fermentation, Beneficial Effects, Toxicity, and Tea Fungus.Comprehensive Reviews in Food Science and Food Safety, 13(4): 538-50, 2014.


MAIA, Y. L. M., CORREIA, M. L. D. S., NETO, J. V. D. S., & CASTRO, B. N. (2020). Kombucha : Características e Aspectos Biológicos. Revista Referências em Saúde da Faculdade Estácio de Sá de Goiás- FESGO, 03(1), 114–123.


SANTOS, W.C.R., BARBOSA, C.D., LACERDA, I.A.C. Obtenção de caracterização de kombucha de chá preto. 69ª de Reunião Anual da SBPC. Ciência e Tecnologia de Alimentos. Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais. 2017.

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page