top of page

O QUE SÃO AS BEBIDAS DESTILADAS?

  • Pamela Braga Louback
  • 26 de nov. de 2023
  • 4 min de leitura

As bebidas destiladas são aquelas que passam por um processo de destilação, um método que consiste em separar os componentes de uma mistura líquida por meio do aquecimento e do resfriamento. O objetivo da destilação é obter um líquido com maior teor alcoólico, chamado de destilado, e outro com menor teor alcoólico, chamado de resíduo.

 




ETAPAS DA DESTILAÇÃO

 

O processo de fabricação das bebidas destiladas envolve três etapas principais: a fermentação, a destilação e o envelhecimento. A fermentação é a transformação dos açúcares presentes em matérias-primas vegetais, como cereais, frutas ou cana-de-açúcar, em álcool etílico e gás carbônico, por meio da ação de leveduras. A fermentação é uma reação exotérmica e anaeróbia, portanto, libera calor sem a presença de oxigênio, aonde açúcares dão origem, principalmente, ao álcool etílico e ao gás carbônico.


As leveduras são os principais agentes biológicos responsáveis pela fermentação, sendo mais utilizada nesses processos a espécie Saccharomyces cerevisiae. Grande parte das bebidas alcoólicas requerem a passagem pelo processo de fermentação, o que designa uma bebida destilada das demais é, de fato, a destilação, que confere maior teor alcoólico ao produto.


A destilação é a separação do álcool etílico da água e de outras substâncias presentes na mistura fermentada, por meio do aquecimento seguido de resfriamento. O envelhecimento é a maturação do destilado em recipientes de madeira, como barris ou tonéis, que conferem sabor, aroma e cor à bebida. A destilação aumenta a concentração de álcool na bebida, reduzindo a quantidade de água e outras substâncias. A destilação, por si só, funciona como um processo de purificação, onde as substâncias são separadas por meio da temperatura e dos respectivos pontos de ebulição, ou seja, aquelas mais voláteis passam pelos estados de vapor e condensação. É um processo que pode ser repetido, caso o intuito seja elevar o teor de álcool da bebida.


Além disso, a destilação é um mecanismo antigo, há estudos que indicam que foi realizada ainda na Idade Média, cerca de 800 a.C. Ela pode ter a qualidade influenciada pelo tipo de destilador, pela forma de aquecimento, pela eficiência na separação dos líquidos, entre outros mecanismos utilizados. A destilação mais usada artesanalmente é a feita em alambiques de cobre, pois o elemento químico tem maior capacidade de retirar componentes possivelmente indesejáveis da bebida. Já em processos industriais, a destilação em colunas de aço inox é comumente empregada  devido ao seu maior rendimento e menor tempo de destilação.

 

COMPOSIÇÃO, QUALIDADE E RISCOS À SAÚDE

 

A composição das bebidas destiladas varia de acordo com a matéria-prima utilizada, o método de destilação e o envelhecimento. Cada uma delas tem características próprias de sabor, aroma, cor e graduação alcoólica. A composição química das bebidas destiladas também pode influenciar na saúde dos consumidores. O consumo excessivo ou inadequado de álcool pode causar intoxicação, dependência, danos ao fígado, ao cérebro e ao sistema nervoso. Além disso, as bebidas destiladas podem conter substâncias tóxicas ou alergênicas, como metanol, acetaldeído, furfural, congêneres e sulfitos. Por isso, é importante conhecer a procedência e a qualidade das bebidas destiladas que se consome, bem como respeitar os limites e as recomendações médicas.

 

TIPOS DE BEBIDAS DESTILADAS E TEOR ALCOÓLICO

 

A classificação do teor alcoólico das bebidas destiladas varia de acordo com o tipo e a origem da bebida, mas geralmente segue uma escala que vai de 15% a 75% de álcool em volume (ABV), escala padrão utilizada atualmente. Seguem abaixo algumas das bebidas destiladas mais comuns e seus respectivos teores alcoólicos:

 

  • Aguardente: é uma bebida obtida da destilação de frutas, cereais ou cana-de-açúcar. O teor alcoólico varia de 38% a 54% ABV. Exemplos: cachaça, grappa, conhaque, rum.

  • Vodka: é uma bebida originária da Rússia e da Polônia, feita a partir da destilação de cereais, batata ou beterraba. O teor alcoólico varia de 35% a 50% ABV.

  • Uísque: é uma bebida originária da Escócia e da Irlanda, feita a partir da destilação de cereais maltados ou não maltados. O teor alcoólico varia de 40% a 60% ABV. Exemplos: Scotch, Bourbon, Irish Whiskey.

  • Gin: é uma bebida originária da Holanda e da Inglaterra, feita a partir da destilação de cereais e aromatizada com zimbro e outras ervas. O teor alcoólico varia de 37% a 47% ABV.

  • Tequila: é uma bebida originária do México, feita a partir da destilação do agave azul. O teor alcoólico varia de 35% a 55% ABV. A tequila ainda pode ser classificada em: branco, jovem/ouro, “reposado”, “añejo” e “extra añejo”.

  • Absinto: é uma bebida originária da Suíça e da França, feita a partir da destilação de ervas como anis, funcho e losna. O teor alcoólico varia de 45% a 75% ABV.

Vale ressaltar que o consumo excessivo de bebidas destiladas pode causar diversos problemas de saúde, como intoxicação alcoólica, dependência, cirrose hepática, câncer, entre outros. Por isso, é importante beber com moderação e responsabilidade!

 

REFERÊNCIAS

 

CARVALHO, Genickson Borges de, EMERENCIANO, Denise Porfirio, CARVALHO, Geovane Chacon de Carvalho, FERNANDES, Pablo Renoir, MOURA, Maria de Fátima V. de. Avaliação dos Parâmetros Físico-químicos em Diferentes Marcas de Cachaças Comercializadas em Natal-RN. In: Congresso Norte – Nordeste de Química. 4, Natal. Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Abril de 2010, Natal.

 

Instrução Normativa Nº 22, de 9 de julho de 2019. MAPA. Reconhece o padrão de identidade e qualidade da bebida mexicana tequila segundo as normas oficiais dos Estados Unidos do México.

 

Instrução Normativa Nº 15, de 31 de março de 2011. MAPA. Estabelece a complementação dos padrões de identidade e qualidade para algumas bebidas alcoólicas destiladas, comercializadas em todo o território nacional.

 

Instrução Normativa Nº 13, de 29 de junho de 2005. Regulamento Técnico que fixa a identidade e as características de qualidade a que devem obedecer a Aguardente de Cana e a Cachaça.


Pereira, Danilo & Macri, Rita & Gimenez, Alex. (2021). FATORES QUE AFETAM A FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA. Ciência & Tecnologia. 12. 44-55. 10.52138/citec.v12i1.113.

 

 
 
 

Comentarios


  • Ciência Descascada

©2020 por Descascando a Ciência. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page