top of page

Ostras das montanhas rochosas: você conhece esse aperitivo?

  • Debora Rodrigues Silveira
  • há 4 dias
  • 4 min de leitura
ree

Entre os alimentos regionais dos Estados Unidos, poucos carregam tanto mistério e nomenclatura enganosa quanto às “Rocky Mountain Oysters” (“Ostras das Montanhas Rochosas”). O nome pode sugerir que são moluscos coletados em riachos de águas frias de montanha, mas a realidade é um prato muito mais ligado às tradições da vida do interior. Rocky Mountain Oysters são, na verdade, testículos de animais fritos, geralmente de jovens touros! Conhecido por diversos nomes alternativos mais descritivos e, muitas vezes, engraçados — como cowboy caviar (caviar de caubói), bull fries (fritura de touro), Montana tendergroin ou o espanhol “huevos de toro” — esse prato é celebrado, embora muitas vezes mal compreendido, do patrimônio culinário de parte do Oeste americano.


Vamos descascar a ciência das origens históricas do prato, analisar suas características sensoriais únicas e examinar seu surpreendente valor nutricional. Mais do que apenas uma curiosidade gastronômica, a história das Rocky Mountain Oysters oferece um fato ligado com a história cultural do Oeste dos Estados Unidos.

 

ORIGEM


ree

Compreender um prato como Rocky Mountain Oysters é reconhecer que a comida muitas vezes funciona como um objeto cultural, carregando consigo as histórias, as necessidades e as identidades de um povo. Essa iguaria não é apenas uma curiosidade servida para desafiar os aventureiros gastronômicos, seu modo de preparo e consumo está diretamente ligado às tradições e às práticas da cultura pecuarista americana. A sua trajetória de subproduto da criação de gado ao destaque em festivais atuais, revela um capítulo único da história do interior.


O prato surgiu com os primeiros criadores de gado que se estabeleceram no Oeste americano, nascido de uma combinação entre necessidade e a ideia “do focinho ao rabo” (nose-to-taileating). Essa prática, que se opõe ao consumo desperdiçador, era essencial para a sobrevivência nas conjunturas pré-industriais, onde nada de um animal valioso era desperdiçado.


ree

A castração rotineira de jovens touros, prática essencial para reduzir a agressividade do animal, controlar a reprodução e melhorar a qualidade da carne, produzia uma grande quantidade de vísceras. Para os caubóis nas pradarias, onde abater uma vaca inteira para sua subsistência muitas vezes era inviável, esses testículos representavam uma fonte barata, rica em nutrientes e facilmente disponível. Assim, surgiu a tradição de selar os testículos frescos diretamente nas brasas usadas para marcar o gado, transformando uma tarefa comum em um “petisco de trabalho”.


O que começou como uma refeição improvisada para trabalhadores do campo, gradualmente evoluiu para um evento mais comunitário, um ato de convivência que fortalecia os laços sociais. Grandes eventos de castração nos ranchos frequentemente terminavam com as chamadas “big nut-eating parties” (grandes festas de comer testículos), onde a comunidade se reunia para saborear a “colheita” do dia. Hoje, a tradição continua viva por meio dos “Festivais dos Testículos” realizados anualmente em diversas cidades dos Estados Unidos e do Canadá.

 

CARACTERÍSTICAS SENSORIAIS


Apesar de parecer intimidador, o sabor de uma Rocky Mountain Oyster é geralmente descrito como suave. A comparação mais comum é que, quando bem preparada, empanada e frita, ela “tem gosto de frango com um toque de filé mignon suíno.” Essa comparação familiar ajuda a desmistificar o prato para quem nunca provou, sugerindo um perfil de sabor conhecido, e não algo forte ou com gosto de caça. Embora o sabor predominante seja suave, ele pode variar conforme a origem do animal. Uma análise das diferentes variedades revela um perfil sensorial diferenciado:


-       Búfalo/Bisonte: sabor frequentemente descrito como semelhante ao de frango.

-       Cordeiro: sabor e textura muito parecidos com os do bisonte.

-       Bovino: possui um sabor único, mastigável, carnudo e “entre fígado e moela”.


O prato é descrito como “muito macio”, “suculento” e “surpreendentemente úmido”. Essa qualidade, semelhante à carne escura de frango bem preparada, surpreende muitos que esperam uma textura dura ou desagradável.

 

VALOR NUTRICIONAL


ree

Além da experiência sensorial única, o prato também oferece um perfil nutricional significativo: as vísceras são conhecidas como alguns dos alimentos mais altos em nutrientes, oferecendo altas concentrações de vitaminas e minerais, algumas vezes ausentes nas carnes comuns. Os testículos bovinos são uma fonte magra de proteína (26%), contendo baixa quantidade de gordura (3%) e carboidratos (1%). Seu perfil de micronutrientes inclui níveis significativos de minerais essenciais para diversas funções do organismo.


Quanto aos micronutrientes, pesquisadores da Colorado State University classificam as Rocky Mountain Oysters como uma “boa fonte” das vitaminas K2, D, B12, A e E. A presença de vitaminas lipossolúveis como K2 e D é particularmente importante, pois elas são escassas nas dietas ocidentais, mas são essenciais para o metabolismo do cálcio e a função imunológica. Além disso, também é fonte de ferro, potássio, fósforo, zinco e selênio, os quais são importantes coenzimas e fatores de saúde para o homem.

 

E aí, gostou de conhecer esse aperitivo diferentão dos Estados Unidos? Não deixe de compartilhar esse conhecimento com outras pessoas que também nunca ouviram falar das “Rocky Mountain Oysters”.

 

REFERÊNCIAS

 

FUERNISS, H.F.; GIFFORD, C.L.; MORTENSEN, E.G.; Belk, K.E.; ENGLE, T.E.; WOERNER, D.R. Nutrient Analysis of Raw United States Beef Offal Items. Nutrients 2024, 16, 3104. https://doi.org/10.3390/nu16183104


MCAULIFFE, Liam. Bull Testicles: Nutrition and Benefits of “Rocky Mountain Oysters”. In: DR. ROBERT KILTZ’S Blog. [S.l.]: [s.n.], 27 jul. 2022. Disponível em: <[doctorkiltz.com/bull-testicles-rocky-mountain-oysters/]>. Acesso em: [21/09/2025].


RUNYON, Luke. Rocky Mountain Oysters Are What?! We Try A Dish Of Cowboy Lore. The Salt, NPR, 20 out. 2016. Disponível em: <[https://www.npr.org/sections/thesalt/2016/10/20/498569984/rocky-mountain-oysters-are-what-we-try-a-dish-of-cowboy-lore]>. Acesso em: [21/09/2025].



 
 
 

Comentários


  • Ciência Descascada

©2020 por Descascando a Ciência. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page