top of page

UMA PLANTA CHEIA DE BENEFÍCIOS: CONHEÇA A MALVAVISCO

  • Ana Beatriz da Conceição Pereira
  • há 15 horas
  • 2 min de leitura

A malvavisco, também conhecida popularmente como hibisco-colibri ou amapola, é considerada uma PANC. Você sabe o que isso significa? Hoje vamos te apresentar uma plantinha muito versátil e cheia de benefícios. Vem descascar a ciência com a gente!

 

Pertencendo à família Malvaceae, a Malvaviscus arboreus é utilizada em jardinagem, medicina popular e também culinária. Além disso, é considerada uma PANC, ou seja, uma planta alimentícia não convencional, alguns exemplos são o hibisco e o ora pro nobis. É o tipo de planta que aparentemente não é comestível, mas pode ser utilizada na alimentação, trazendo uma diversidade de possibilidades de preparos e sabores. Muitas plantas dessa categoria crescem em lugares comuns do dia a dia, como por exemplo no quintal de casa ou nas ruas da vizinhança, passando despercebido aos olhos. Assim também é a Malvavisco, que é encontrada no México e vários países da América do Sul, incluindo o Brasil.

 

Comumente encontrada em hortos e jardins como cerca viva (para delimitar um determinado local), tem a característica de florescimento abundante e denso. Conforme é possível ver na imagem, a Malvavisco é uma planta que tem uma estrutura de arbusto podendo atingir até 5 metros de altura, com folhas de formato ovalado e flores vermelhas ou brancas, cujo as pétalas podem ser utilizadas para ritos religiosos, ornamentação comestível e de ambientes.  Além disso, podem apresentar ou não frutos vermelhos e globosos.


Apesar de suas flores serem pequenas, podem ser utilizadas em chás, geleias, saladas, xaropes e corante alimentício natural (vermelho), agregando um valor nutricional à preparação devido à grande concentração de vitaminas e minerais, e benefícios à saúde como fatores anti-inflamatórios, citotóxicos e antimicrobianos. Estudos mostram que o extrato feito com as folhas da Malvavisco possui alto potencial antioxidante e, por consequência, reduz o risco para doenças crônicas. Outra indicação é seu uso para auxiliar no tratamento de questões respiratórias e bucais. Já para o tratamento de distúrbios gastrointestinais, como a diarreia, a mucilagem das flores (extração de substância viscosa, a partir da maceração) é a mais sugerida.


O consumo dessa planta e de outras PANCs, no geral, está associado à agricultura familiar e de baixo impacto ambiental e bom valor econômico, visto que seu crescimento e desenvolvimento são simples, espontâneos e em diferentes locais, proporcionando a possibilidade de renda para diversos produtores. E aí, gostou de conhecer essa planta? Agora você já sabe que ela é bem versátil e traz consigo diversas utilidades.   

 

 

 


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

PONTES, E. D. S. et al. Propriedades antioxidantes dos extratos da flor e da folha de malvavisco. Cadernos de Ciência & Tecnologia, v. 38, n. 1, p. 26755, 4 jan. 2021.


‌Malvaviscus arboreus Cav. — Herbário. Disponível em: <https://www.unirio.br/ccbs/ibio/herbariohuni/malvaviscus-arboreus-cav>.  Acesso em: 7 abr. 2025.



 
 
 

댓글


  • Ciência Descascada

©2020 por Descascando a Ciência. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page