WHEY PROTEIN: O que é? Indicações, tipos e benefícios.
- Marina Nobrega Revoredo Alves
- 3 de nov. de 2022
- 4 min de leitura

Com o passar dos anos e o aumento da expectativa de vida, as pessoas vêm buscando, cada vez mais, maneiras de se cuidar através da alimentação e prática de atividades físicas, seja por motivos estéticos ou de saúde. Por conta disso, diversos alimentos como ovos, leites, frutas e vegetais têm sido o foco da alimentação de muitos indivíduos.
O leite como conhecemos, é constituído por dois diferentes tipos de proteína, a primeira é a caseína e a outra chamada de soro do leite, que darão origem ao suplemento alimentar “Whey Protein”. Este suplemento nada mais é do que as proteínas que foram extraídas do soro do leite e possuem um alto valor biológico, devido a sua rápida digestibilidade e por possuir alto teor de aminoácidos. essas proteínas do soro são conhecidas como: beta-lactoglobulinas, alfa-lactoglobulinas, albuminas séricas e imunoglobulinas. Além disso, muitos estudos demonstram que essas proteínas possuem uma absorção mais rápida quando comparadas com as caseínas, por exemplo.
Este suplemento foi descoberto durante a produção de queijo na década de 80 como subproduto da produção de queijo e não possuía muito valor reconhecido, até que cientistas descobriram que este possuía proteínas de alto valor biológico, era digerido de forma mais rápida e possuía uma maior quantidade de aminoácidos do que a proteína do ovo.

Inicialmente, durante sua extração possuía altas quantidades de gorduras, colesterol e, principalmente, lactose (que algumas pessoas podem ser intolerantes), contudo, ao longo dos anos, processos foram desenvolvidos para uma melhor extração do produto. Alguns dos métodos utilizados são a microfiltragem - separação de proteínas através do uso de um filtro microscópico de membranas - e troca iônica - extração das proteínas através da sua carga elétrica. Além disso, há outras técnicas de extração e purificação que serão responsáveis pelos diferentes tipos de whey’s produzidos.
O tipo de Whey protein pode variar de acordo com os diferentes procedimentos de separação de proteína, podendo ser:
Concentrado: Composto de 25% a 89% de proteínas, e possui gorduras, carboidratos, colesterol e lactose. É o mais econômico e possui uma digestão um pouco mais lenta quando comparado com os demais tipos.
Isolado: Contém de 90% a 95% de proteína, pouca gordura e lactose. A adição de adoçantes pode adicionar carboidratos à sua composição.
Hidrolisado: Sofre processos enzimáticos que realizam a quebra da proteína em partes menores e, por isso, possui uma absorção e digestão mais rápida. Maior custo de aquisição.
É um suplemento que possui diversos benefícios para atletas, praticantes de atividades físicas, para pessoas com patologias ou com dificuldades de atingir uma ingestão diária de proteínas adequada. Dentre os principais benefícios estão: o favorecimento do ganho de força muscular, melhora do sistema cardiovascular e ósseo, aumento da densidade óssea mineral e diminuição da gordura corporal devido ao alto teor de cálcio, além de desenvolvimento imunomodulador e ações anti-inflamatórias no organismo.
Sabe-se que a diminuição da massa muscular esquelética está associada à idade e ao sedentarismo, logo, exercícios físicos, principalmente os resistidos com peso, são de extrema importância para impedir a atrofia muscular e favorecer a hipertrofia que resultarão numa melhor qualidade de vida. Atletas e pessoas ativas precisam de quantidades maiores de proteína e o Whey pode ser um excelente aliado, para uma ingestão rápida das quantidades adequadas para estes indivíduos.
Contudo, vale ressaltar que o consumo excessivo de qualquer proteína, ou seja, ingerir quantidades além das recomendadas, não trará ganho de massa muscular extra, além de poder ser algo negativo ao ocasionar um acúmulo de amônia levando a uma sobrecarga da função renal. O excesso de amônia ocorre, pois esta é uma substância resultante do catabolismo de proteínas e é eliminada na forma de uréia nos seres humanos, por ser menos tóxica. Quando há uma maior ingestão de proteínas do que a eliminação desta amônia, ocorre um acúmulo da substância no organismo, que pode ocasionar danos e até mesmo levar à morte.
Com isso, podemos concluir que o Whey Protein, em si, é um suplemento alimentar que traz grande praticidade para uma alimentação saudável nas correrias do dia a dia, por ser um alimento em pó, de fácil consumo, boa digestão e bom valor nutricional, além dos diversos benefícios de seu consumo. Mas vale sempre atentar que, mesmo o consumo de proteínas, deve ser ajustado às quantidades diárias ou necessidades individuais.
REFERÊNCIAS
Borges PFZ. Produção de concentrados de proteínas de leite bovino: composição e valor nutritivo. Braz J Food Tecnol. 2001; 4(1):1-8.
Børshein E, Aarsland A, Wolfe, RR. Effect of an amino acids, protein, and carbohydrate mixture in net muscle protein balance after resistance exercise. Int J Sports Nutr Exer Metab. 2004; 14(3):255-71
Haraguchi, Fabiano Kenji, Abreu, Wilson César de e Paula, Heberth de Proteínas do soro do leite: composição, propriedades nutricionais, aplicações no esporte e benefícios para a saúde humana. Revista de Nutrição [online]. 2006, v. 19, n. 4 [Acessado 17 Outubro 2022], pp. 479-488. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1415-52732006000400007>. Epub 29 Set 2006. ISSN 1678-9865. https://doi.org/10.1590/S1415-52732006000400007.
Kinsella JE, Whitehead DM. Proteins in whey: chemical, physical and functional properties. Adv Foods Nutr Res. 1989; 33:343-438.
SOUSA, Waléria Geovana Dos Santos. Whey protein: usos e benefícios do suplemento alimentar proteico para praticantes de atividade física - uma revisão de literatura.. Anais VI JOIN / Brasil - Portugal... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/57958>.
Vasconcelos QDJS, Bachur TPR, Aragão GF. Whey protein supplementation and its potentially adverse effects on health: a systematic review. Appl Physiol Nutr Metab. 2021 Jan;46(1):27-33. doi: 10.1139/apnm-2020-0370. Epub 2020 Jul 23. PMID: 32702243.
Comments