top of page
Marcelo da Silva Reis

Termogênicos no treino e no emagrecimento


Na busca por uma melhor qualidade de vida, cada vez mais as pessoas procuram praticar exercícios físicos. E quando o assunto é sobre resultados, como emagrecimento ou melhor rendimento dos treinos, diversas são alternativas que têm despertado atenção. Dentre elas, estão os suplementos, e também alimentos, termogênicos; que têm a premissa de dar mais energia para o treino e auxiliar na queima de gordura corporal.


Você sabe o que são, e quais são esses alimentos e suplementos? Será que eles realmente cumprem o que propõem? Todas as pessoas podem tirar vantagem desses supostos benefícios? Ou há alguma contraindicação ou efeito colateral?


Vamos lá, ao pé da letra, o termo “Termogênico” remete a uma substância capaz de produzir calor. Mas como isso nos faz emagrecer e nos dá mais energia?


Bom, teoricamente, o efeito dessas substâncias é acelerar o nosso metabolismo, aumentando o gasto calórico, fazendo-o trabalhar mais rápido e, ainda, induzindo a quebra da gordura corporal para a produção de mais energia.


Atualmente podemos observar um marketing, cada vez mais crescente, de produtos, geralmente encapsulados, que teriam propriedades termogênicas e que poderiam complementar nossa dieta, como os combinados de cafeína e chá-verde e cápsulas de guaraná ou outros extratos, como gengibre e canela. Entretanto, essa propriedade não é exclusiva dos suplementos, visto que a base da composição de muitos deles são alimentos, que possuem ativos específicos, que conferem capacidade termogênica e que podem ser facilmente consumidos no dia a dia, como o gengibre no suco verde pela manhã, o cacau em pó em diversas preparações e até mesmo o cafézinho matinal.


Sejam os alimentos íntegros ou minimamente processados, no caso das versões em pó, há uma variedade de produtos interessantes quando se pensa na propriedade termogênica; dentre eles, destacam-se o café, o chá-verde, o gengibre, algumas variedades de pimentas, como a vermelha, e uma espécie de laranja, conhecida como laranja moro (Citrus sinensis).


Na prática, a eficácia dos termogênicos nas atividades físicas está relacionada a presença de compostos bioativos presentes em alguns suplementos e alimentos, um exemplo é a cafeína. A qual está grandemente presente nos suplementos encapsulados, sendo um estimulante muito conhecido e, inclusive, que já foi tema de outro post (Confira o post sobre cafeína); além de outras substâncias como os aminoácidos taurina e carnitina, muito conhecidos pela atividade antioxidante e até mesmo cardioprotetora, vitaminas do complexo B, que auxiliam retardando a fadiga e são cofatores importantes para a produção de energia, bem como, os minerais zinco e cromo. Também já temos um post bem interessante e que está relacionado, sobre energéticos (Já leu sobre as bebidas energéticas?)


A ação da cafeína, o estimulante mais presente nos suplementos, e que apresentam resultados mais significativos na literatura científica, é responsável por estimular o nosso sistema nervoso central a liberar adrenalina, nos deixando em estado de alerta, o que pode auxiliar no foco e concentração durante os treinos; além de retardar o cansaço e a fadiga mental. Isso proporciona maior intensidade durante a prática esportiva, podendo incrementar os resultados obtidos.


Para os alimentos, o raciocínio é o mesmo. Alguns são fontes naturais de cafeína, podendo ser utilizado como estratégia energética para melhora da performance nos treinos, café, chá-verde e chá preto, o guaraná e até mesmo o cacau.


Quanto ao emagrecimento, os estudos mais atuais apontam resultados positivos, porém, principalmente quando o uso / consumo de termogênicos está associado a hábitos alimentares saudáveis e à prática esportiva. Não há milagre! Eles poderiam ter papel complementar e auxiliar no processo de emagrecimento.


São alguns compostos interessantes nesse quesito as catequinas (presentes no chá-verde, preto e no cacau), as capsaicinas (derivada de algumas espécies de pimentas), a própria cafeína (cuja fonte principal na nossa dieta é o café) e alguns extratos como o de gengibre e laranja moro, cuja composição é mais variada.


O efeito dessas substâncias se dão nas funções metabólicas importantes, tais como o potencial antioxidante e anti-inflamatório, capacidade de vasodilatação e função protetora no nosso sistema cardiovascular, além de auxiliar em um aumento, embora pequeno, da taxa metabólica e induzir maior quebra e queima da gordura corporal; esses pequenos aumentos, somados aos esforços do exercício físico e uma alimentação equilibrada, podem promover resultados benéficos.


Pelo efeito estimulante dessas substâncias no nosso sistema nervoso central, o uso indiscriminado pode sim gerar efeitos colaterais negativos para a saúde; sobretudo, quando se pensa nos suplementos, que apresentam as substâncias em maior concentração. Alguns desses efeitos são a taquicardia, tremores, elevação da pressão arterial e insônia, para pessoas que são mais sensíveis aos estimulantes.


Por fim, podemos dizer que, apesar da sua eficiência ser menor daquela apresentada pelo marketing, os suplementos termogênicos podem sim, auxiliar de certa forma nos treinos e durante o processo de emagrecimento, desde que, sejam ferramentas adjuvantes, e não vistas como agentes principais e indispensáveis.


Para um emagrecimento saudável vale a pena investir no consumo de alimentos naturais com propriedades termogênicas, para complementar e diversificar a dieta. Entretanto, é sempre importante lembrar que não é porque é natural que é saudável, as quantidades devem ser sempre ajustadas e dosadas para cada indivíduo, ainda mais sabendo dos possíveis efeitos colaterais que essas substâncias apresentam; por isso, a consulta com um especialista, como o nutricionista, é indispensável, e a prática do consumo por conta própria deve ser evitada.


Referências


CARVALHO, Isabela Alves; SANTOS, Eduarda Tomasio dos; SANTOS, Jânio Sousa. Uso de termogênicos por praticantes de musculação: uma revisão em torno dos benefícios e malefícios. Research, Society and Development, v. 11, n. 7, e19111729463, 2022


GOLZARAND, Mahdieh; TOOLABI, Karamollah; AGHASI, Mohadeseh. Effect of green tea, caffeine and capsaicin supplements on the anthropometric indices: A meta-analysis of randomized clinical trials. Journal of Functional Foods 46 (2018) 320–328.


MURARO CR, SALDANHA RP. Uma revisão de literatura sobre o uso de termogênicos e seus efeitos no organismo. R. Perspect. Ci. e Saúde 2016;1(1): 85-96.


PEÇANHA, Allan Maycon Monguini ; FRIGERI, Ricardo; SILVA FILHO, José Nunes. Suplementos termogênicos: evidências sobre a sua eficácia na redução da gordura corporal. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 11. n. 65. p.544-553. Set./Out. 2017.


TAGHIZADEH, Mohsen et. al. The Effect of Dietary Supplements Containing Green Tea, Capsaicin and Ginger Extracts on Weight Loss and Metabolic Profiles in Overweight Women: A Randomized Double-Blind Placebo-Controlled Clinical Trial. Ann Nutr Metab 2017;70:277–285.


Termogênicos: afinal, eles funcionam? Produção de Leonardo Higashi. Clínica Higashi, 2019. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Nn5IbYti8D8>. Acesso em: 14 mar 2023.

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page